Vaso Ideal

Postado em ago 29, 2019

COMO ESCOLHER O MELHOR VASO?

Árvores, trepadeiras e arbustos, tendem a atingir sua plenitude quando plantados diretamente no solo, visto que os vasos podem limitar bastante seu crescimento. Por outro lado, existem diversas espécies de plantas que se desenvolvem melhor, justamente quando plantadas em vasos. São aquelas que não atingem grande porte, ou que possuem seus ciclos de vida mais curtos, como as anuais ou bianuais, que devem ser substituídas a cada 1 ou 2 anos respectivamente. Ao escolher um vaso, devemos levar dois componentes em consideração: estética e funcionalidade. Esteticamente, os melhores vasos são aqueles que tem afinidade natural com o ambiente do entorno. Ele deve se mesclar com o contexto da paisagem, a fim de deixar que a planta ganhe evidência. Cores muito vivas ou excessos de decoração, podem atenuar a beleza natural das folhas e flores cultivadas. Mas além de influenciar a aparência e decoração, os vasos são determinantes para a saúde das plantas.

VASOS DE CERÂMICA

Os vasos de barro tendem a ficar com o aspecto de rústico e envelhecido com o passar do tempo. Quando expostos ao sol, ficam com manchas esbranquiçadas por causa dos sais contidos no barro. Quando ficam na sombra, começam a apresentar musgos e líquens que alteram sua cor para um tom mais esverdeado. Essa característica do aspecto rústico é apreciada por muitos, e pode ser determinante na composição de um jardim. Porém, é possível evitar esse processo de envelhecimento, para aqueles não gosta desse visual. Pintar as paredes interna e externa do vaso com tinta impermeabilizante, irá evitar as manchas. Esses vasos possuem a característica de absorver bastante umidade, o que evita que o solo fique encharcado. Portanto, são muito interessantes para plantas de maior porte que precisam de mais espaço interno no vaso.

VASOS DE PLÁSTICOS

Os vasos de plástico são opções baratas e que retém bastante umidade. É necessário estar atento, pois por vezes o solo parece seco na superfície quando o fundo está encharcado. Portanto, para esse tipo de vaso, são indicadas regas leves e mais frequentes, com pouca água, justamente para evitar o acúmulo de umidade. Esses vasos tendem a esquentar em excesso quando expostos diretamente ao sol, e esse calor pode ser facilmente transferido para o solo e prejudicar a planta. Portanto, o ideal é utilizar vasos de plásticos em áreas sombreadas onde não há incidência solar direta.

VASOS DE CIMENTO

Os vasos de cimento são muito resistentes e duráveis, portanto, ideais para áreas externas. Além de que, podem ser pintados de qualquer cor desejada. Podem ser encontrados em tamanhos grandes, mas não necessariamente possuem uma grande área interna, pois suas laterais costumam ser espessas. Proporcionam grande capacidade de retenção de água pelo substrato, uma vez que não absorvem tanta água quanto os vasos de cerâmica. Seu peso deve ser levado em consideração, pois são extremamente pesados, e depois receber a planta, pesam ainda mais. Assim sendo, devem ser colocados em lugares definitivos, pois seu transporte para mudanças de local pode ser muito trabalhoso.

Existem ainda outros tipos de vasos, como os de metal e os auto-irrigáveis. O importante é conhecer as variedades de vasos disponíveis e suas principais características, para escolher o modelo ideal de acordo com as necessidades de cada planta.