Os Benefícios do Coco

Postado em out 07, 2021
O coco é um dos ingredientes mais utilizados nas cozinhas brasileiras. São centenas de espécies encontradas por todo o Brasil, sendo que seu sabor varia de acordo com a alcalinidade do solo. É composto por uma casca exterior de cor verde, que se torna marrom à medida que a fruta amadurece, por baixo da casca existe uma camada de carne branca, que é a parte comestível, e quando recém-colhido, é ainda possível saborear a água doce que fica em seu interior, também extremamente benéfica para a saúde.
O coco é uma fruta rica em gorduras boas, com baixa quantidade de carboidratos e que traz diversos benefícios para a saúde como dar mais energia, melhorar o trânsito intestinal e fortalecer o sistema imunológico. Confira alguns dos principais benefícios dessa fruta:
• Extremamente rico em fibras alimentares: essas fibras diminuem a liberação de glicose, e auxilia no sistema enzimático do pâncreas. Ele também beneficia a digestão rápida e os sintomas associados a distúrbios digestivos e intestinais.
• Reduz o risco de desenvolver diabetes: o coco melhora a secreção da insulina e a utilização da glicose no sangue, afetando positivamente os hormônios e controlando o açúcar no sangue.
• Seus nutrientes são excelentes para o sistema imunológico: possui propriedades antiviral, antifúngica, antibacteriana e antiparasitária. O consumo do óleo de coco pode ajudar o corpo a criar resistência contra vírus e bactérias que causam doenças. E a ingestão da fruta em sua forma bruta, pode ajudar a tratar doenças mais graves, como infecções de garganta, bronquite, infecções do trato urinário e outras doenças causadas por micróbios.
• Auxilia na redução da gordura nas cavidades abdominais: as gorduras abdominais são perigosas e associadas a vária doenças. Existem indícios de que o consumo diário de coco pode levar a uma redução significativa da circunferência de cintura.
• Ajuda a regular os nossos níveis de energia: promove um funcionamento saudável da tireoide e ajuda a evitar a fadiga crônica.
• Mantem a hidratação do corpo: possui eletrólitos que são cruciais para manutenção da nossa hidratação. Pessoas que praticam atividades físicas mais extenuantes podem se beneficiar dessa propriedade do coco. Além de substituir os eletrólitos perdidos, também fornece hidratação e aumenta a resposta imunológica. É uma alternativa mais saborosa do que a água, e com uma maior quantidade de nutrientes.
• Auxilia no desenvolvimento de ossos e dentes saudáveis: melhora a capacidade do corpo de absorver cálcio e manganês, portanto ajuda no desenvolvimento ósseo. É excelente para evitar a osteoporose.
• Melhora os níveis de colesterol no sangue: as gorduras presentes no coco aumentam o bom colesterol e controlam o mal colesterol. Essa melhora na equação dos fatores de risco cardiovascular, reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas.
• Auxilia no controle da baixa pressão arterial: possui uma combinação perfeita de baixa quantidade de sódio e uma grande quantidade de potássio para controlar a baixa pressão arterial.
• Auxilia na redução do inchaço causado pelos efeitos do excesso da ingestão de sódio, uma vez que possuem uma grande quantidade de potássio que é capaz de neutralizar os efeitos do sódio.
• Melhora o metabolismo: por ser rico em manganês, o coco é capaz de metabolizar de forma adequada carboidratos e gorduras em energia.
• Auxilia na digestão: por ser altamente rico em fibras, que são essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo, o coco auxilia no processo de digestão.
É claro que essas dicas não substituem uma consulta com seu médico. Procure sempre a orientação de um profissional para adequar sua dieta de forma correta!