Chás de Inverno - Gengibre

Postado em jul 09, 2019

CHÁS PARA O INVERNO - GENGIBRE

O chá é a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água. Pode ser consumido gelado ou quente, e é rico em nutrientes, antioxidantes e vitaminas.

Nos dias mais frios, um chá quentinho é a melhor opção, pois além de trazer uma sensação agradável, ele também traz diversos benefícios para a saúde.

O inverno exige que o nosso corpo trabalhe mais para se manter aquecido, e por esse motivo, muitas vezes sentimos mais fome e cansaço nesse período do ano. O consumo de alguns chás é bastante indicado, pois algumas ervas possuem propriedades que ajudam a manter a saúde em dia contra gripes e resfriados. Confira dicas e benefícios do chá de gengibre, nossa sugestão para esse inverno:

• Chá de gengibre:

O gengibre é originário da Ásia e seu chá pode ser obtido através da infusão de água com pedaços dessa raiz. Ele tem diversos benefícios terapêuticos, dentre eles ação bactericida, fungicida, antioxidante, antisséptica e anti-inflamatória.

Rico em cobre, potássio, selênio, zinco, magnésio e vitaminas A, B, C, D e E, os benefícios do gengibre estão muito associados a liberação de seus óleos essenciais. Assim, mesmo sendo possível encontrar gengibre em pó, cápsulas, conservas e cristais, nada melhor do que a raiz in natura para fazer o chá.

Ingerido em pequenas quantidades, o chá de gengibre auxilia no combate a náuseas, melhora a digestão e combate doenças respiratórias e de garganta. Também previne gastrites e úlceras, uma vez que atua no combate da bactéria H. Pylori, uma das principais causas desse problema.

Além disso, por ser um alimento termogênico, o gengibre também é bastante conhecido por auxiliar nos processos de emagrecimento, uma vez que acelera o metabolismo do corpo.

Por fim, devido à sua ação antioxidante, o gengibre age na prevenção de gripes e resfriados. Em combinação com sua ação anti-inflamatória, ele alivia a tosse e a dor muscular causada por bronquites e asma.

Para preparar o seu chá de gengibre, basta ferver a água e adicionar pedaços bem limpos da raiz. Abaixe um pouco o fogo e deixe a panela tampada de 10 a 15 minutos. Após isso, é só coar e servir.

O chá de gengibre, assim como todos os alimentos, deve ser ingerido de forma moderada e sem exageros. Dessa forma, podemos aproveitar o que ele tem de melhor.

Os efeitos do consumo do gengibre em gestantes são incertos, porém estudos indicam que em altas doses, ele pode ter efeito abortivo. Seu consumo também não é indicado para quem tem hipertireoidismo, devido à sua ação termogênica. Também é contraindicado para pessoas com cardiopatias e enxaquecas, pois ele pode aumentar a hipoglicemia e causar insônia e taquicardia.

E não se esqueça de consultar um médico antes de usar o gengibre como um medicamento.