Flores o ano todo

Postado em jul 22, 2019

FLORES O ANO TODO

Ter um jardim em casa é maravilhoso para quem busca um espaço relaxante e tranquilo próximo à natureza. Um lugar de paz onde é possível desacelerar e fugir um pouco da correria do dia a dia. Porém, manter um jardim saudável e bonito o ano todo pode ser um desafio e, para isso é preciso investir nas plantas ornamentais certas, tornando o ambiente acolhedor e receptivo. As plantas escolhidas, além de se adaptarem ao clima, também devem estar de acordo com o estilo de vida de quem cuida delas. Algumas exigem manutenção periódica, enquanto outras podem ter um cuidado mais simples e sem muitas exigências. De qualquer forma, sempre é necessário estar atento às regas, poda, adubo e iluminação. O segredo para ter um jardim florido o ano todo é escolher espécies que floresçam todos os meses, sem depender muito do clima ou da estação do ano. Outra opção é manter espécies que floresçam em diferentes épocas do ano.

• Maria Sem Vergonha:

Apesar de ser considerada uma espécie em processo de extinção, ainda está presente em quantidade considerável nos cultivos ao redor do mundo. Seus campos de cultivo sofreram com a queimada para que o plantio fosse substituído por outros tipos de agricultura, e por isso, hoje em dia é encontrada em menor quantidade do que há alguns anos atrás. Pequenas, delicadas e coloridas, seus pequenos arbustos atingem de 30 a 50 cm. Seu cultivo é mais comum em locais de clima tropical e semitropical, sendo que o solo deverá ser rico em matéria orgânica para facilitar o crescimento de suas flores. A rega deve ser adaptada de acordo com o clima, pois quanto mais quente, maior será a necessidade de manter a terra sempre úmida. Durante as épocas de alta temperatura, o ideal é regá-la duas vezes ao dia. Nas temperaturas amenas, uma rega diária é suficiente. Essa planta aprecia o sol da manhã.

• Lavanda:

Muito conhecida pelo nome de alfazema no Brasil. Seus pequenos arbustos cor de lilás possuem um aroma delicioso e refrescante, além de dar um toque visual incrível para qualquer jardim. É uma planta muito fácil de cultivar, pois requer um solo pouco fértil, praticamente não sendo necessária adubação. São bem tolerantes com relação ao clima, porém são não crescem bem em ambientes muito úmidos. Por outro lado, são capazes de se desenvolver em solos secos e sem regas especiais. Uma rega diária é suficiente, uma vez que essa planta é bastante sensível ao excesso de água. Necessitam de luz solar direta durante algumas horas por dia.

• Gerânio Pendente:

Essa planta é encantadora, com suas cores vivas, flores e folhagem que caem em formato de cascata. Originários da África do Sul, no Brasil são mais comuns principalmente na região sudeste. Existe uma enorme diversidade de gerânios, em cores e formatos, o que confere infinitas possiblidades para o seu cultivo. São plantas rústicas, com folhas e caules firmes, que resistem bem aos ventos. Adaptam-se bem em temperaturas que variam entre 5 e 25°C mas não se intimidam com as temperaturas mais baixas do inverno, durante um curto período. Devem ser plantados a pleno sol ou meia sombra, pois gostam da incidência direta de raios solares. Quanto à rega, eles não gostam muito de água, sendo preferível deixar a terra ligeiramente seca. Uma rega por semana é o suficiente, e deve ser feita diretamente no solo, evitando molhar diretamente as folhas e flores. A falta de luminosidade e o excesso de água são os responsáveis por enfraquecer a planta, deixando-a vulnerável ao ataque de fungos e insetos.

• Begônia Cerosa:

Conhecida popularmente como azedinha do brejo, é uma planta originária aqui do Brasil, mas já pode ser encontrada por toda a América do Sul. São flores extremamente delicadas, mas muito populares nos jardins devido à beleza e grande variedade de cores das suas flores. Suas cores mais comuns atualmente são branco, rosa e vermelho, e sua folhagem pode ser verde ou avermelhada. Geralmente não passam dos 30 cm de altura. Para o cultivo, devem ser plantadas em solos com abundância de matéria orgânica. Com o passar do tempo, essas plantas crescem em moitas bastante densas, o que torna o acesso ao solo difícil. Por isso, prefira adubos de ação prolongada. Precisam pegar pouco sol, sendo que se plantadas em lugar coberto, suas flores ficarão muito mais bonitas. A rega deve ser feita regularmente, de forma a manter o solo úmido, porém sem excessos. O excesso de água pode favorecer a proliferação de fungos e acabar apodrecendo a planta. Por dar muitas flores durante o ano todo, essa espécie não possue vida longa. Com o passar do tempo, elas acabam perdendo seu vigor e beleza. Então, é indicado que você mantenha uma regularidade no cultivo das begônias, plantando novas mudas sempre que necessário.

• Gazânia:

Uma das mais belas flores de jardim, possui uma grande variedade de cores, sendo a amarela a mais comum delas. Também pode ser encontrada nos tons de marrom, laranja, vinho e branco, sendo que suas cores vibrantes vão escurecendo em direção ao miolo, o que resultado num efeito visual surpreendente. Sua folhagem é verde na superfície e cinza na face inferior, e seu arbusto pode chegar de 10 a 30 cm de altura. É uma planta bastante rústica e campestre, e mostra-se bastante tolerante com temperaturas elevadas e escassez de água. Aliás, em lugares de clima quente, elas florescem durante o ano todo. Apesar de suportar solos pobres e mais arenosos, devem ser plantadas em solo rico em matéria orgânica. A rega deva ser feita sempre que perceber que o solo já não contém qualquer umidade. Apesar de ter uma vida longa, é recomendado que você renove suas gazânias a cada 5 anos. Dentro desse período a planta terá atingido um porte considerável, e provavelmente estará produzindo poucas flores ou quase nenhuma. Nesse momento, você pode extrair mudas para iniciar um replantio.

Além dessas, ainda existe uma infinidade de espécies que dão flores o ano todo. Basta escolher aquelas que melhor combinam com o clima da sua cidade, com o seu estilo de vida, e colocar em prática todas as dicas para manter o seu jardim lindo durante todas as estações do ano!