Frutas da Estação

Postado em nov 04, 2019

FRUTAS DA ESTAÇÃO

O Brasil possui diversos tipos de clima e solos diferentes, o que favorece o desenvolvimento de uma grande diversidade de alimentos naturais. Cada fruta, verdura e legume se desenvolve melhor em determinada época do ano, e por essa razão adotamos o termo “fruta da estação”. Os alimentos da estação são mais frescos e nutritivos em comparação aos demais, e isso acontece porque quando cultivados em seu período natural, esses produtos captam melhor os nutrientes do solo. Por outro lado, é interessante evitar o consumo dos alimentos cultivados fora de época, pois para se desenvolverem é necessária uma grande quantidade de produtos químicos, como o agrotóxico. Esse agrotóxico prejudica não só o consumo do alimento em si, como todo o meio ambiente que o circunda, uma vez que contamina o solo, o ar e até os lençóis freáticos. O valor nutricional desses alimentos fora de época também tende a ser inferiores, bem como os sabores, mais fracos.

O preço também é um fator positivo para consumir os alimentos da estação, uma vez que existe uma oferta maior desses produtos. Vale priorizar o consumo de alimentos fornecidos por produtos locais, dessa forma não só o alimento consumido é muito mais fresco, como a economia local é impulsionada e valorizada. Além disso, existe uma redução na quantidade de combustíveis para transportar os alimentos, e a consequência queda na emissão de gases poluentes.

Dessa forma, além de fazer bem para a saúde, consumir alimentos naturais da estação é ainda uma forma de consumo mais sustentável. Outra dica valiosa, é dar prioridade para produtos orgânicos, que não possuem aditivos químicos, e que por esse motivo são muito mais saudáveis e gostosas.

As feiras orgânicas e oferta de produtos orgânicos dos mais diversos tipos estão cada vez mais comuns e acessíveis. Para aqueles que não tem tempo ou disposição de ir à feira, hoje em dia já existem diversos clubes de assinatura que entregam cestas com diferentes frutas, legumes e verduras orgânicos, onde quer que você esteja. Ou seja, é possível se alimentar de forma saudável e apoiar uma agricultura sustentável sem sequer sair de casa.

Aproveite essas dicas e transforme aos poucos seus hábitos alimentares. Sua saúde com certeza agradecerá!