Horta Vertical

Postado em out 29, 2019

HORTA VERTICAL

A falta de espaço já não é mais uma desculpa para não ter sua própria horta. Ter temperos frescos para realçar o sabor das comidas, ou até mesmo uma erva para tratar alguma enfermidade. Uma horta em casa traz inúmeros benefícios, além de ser um charme capaz de deixar o ambiente mais bonito e acolhedor. As hortas verticais tornam possível cultivar ervas, temperos e hortaliças no conforto da sua casa, mesmo que para isso, você não disponha de muito espaço. Basta um pouco de paciência e criatividade, além é claro, de algumas dicas muito práticas que daremos a seguir. Uma das principais vantagens de ter sua horta em casa, é a garantia de consumir alimentos livres de agrotóxicos e outras substâncias nocivas. E para os amantes de jardinagem, o próprio processo de mexer na terra para cuidar das plantas, já é uma ótima terapia.

COMO FAZER

Para fazer uma horta vertical, é preciso ordená-la de um modo funcional. Claro que ela também cumpre seu papel decorativo, porém observar desde quais são as plantinhas que irá escolher, até o posicionamento da horta, dentre outros detalhes, podem tornar sua experiência muito mais agradável e bem-sucedida.

O primeiro passo para planejar sua horta vertical é definir o local onde ela ficará. A maioria das plantas cultivadas em horta, necessita de no mínimo três horas de exposição solar direta. Por isso, é muito importante que a horta esteja em um local que receba luz solar. O ideal é o sol da manhã, que é mais suave. O sol da tarde pode sufocar, e inclusive queimar as plantas. Locais com sombra também podem receber uma horta vertical, mas nesse caso, devem ser escolhidas plantas que se adaptem a essa situação.

As plantas normalmente usadas em hortas, necessitam de regas diárias. Mas antes de realizá-las, é sempre válido observar se a terra se encontra seca ou úmida, e apenas realizar a rega caso ela esteja seca. Uma dica muito interessante é deixar as plantas que exigem menos regas em cima, e as que necessitam de mais água embaixo. Organizar as plantas de acordo com a necessidade de rega irá facilitar muito a manutenção de sua horta vertical.

Outra dica fundamental é combinar plantas que possuam características semelhantes. Por exemplo, não coloque plantas que precisam de sol junto com plantas que gostem de sombra. Além disso, ervas como manjericão e hortelã não devem ser plantadas junto com outras ervas, pois elas podem não só atrapalhar como impedir o crescimento das demais. Também vale levar em consideração quais são as suas necessidades. O que é mais importante para você em uma horta? Chás, temperos, hortaliças? Ao plantar o que você realmente precisa e utilizará, será muito mais prazeroso cuidar da sua horta vertical.

Agora é só aproveitar essas dicas e deixar a criatividade funcionar, para ter sua horta vertical. Vale apostar em vasos dos mais diversos materiais, cores e tamanhos, e até mesmo utilizar materiais reciclados como garrafas pet e paletes de madeira para deixar sua casa mais acolhedora!