Jardim de Inverno

Postado em ago 12, 2019

Jardim de Inverno

Mesmo durante o inverno, não precisamos abrir mão de um jardim colorido. Para isso, é preciso saber quais são as espécies de plantas que se adaptam melhor ao clima frio. Algumas delas atingem o esplendor justamente nesse tempo gelado.

• Verbena: São flores pequenas e delicadas, de imensa beleza, cores variadas e aromas agradáveis. Possui mais de 250 variações catalogadas, e tem um poder medicinal muito conhecido, sendo bastante cultivada para uso terapêutico. Por ser nativa do nosso continente, a verbena se adapta com facilidade ao nosso solo e temperatura. Seu plantio pode ser feito a partir de sementes ou mudas já em crescimento e podem ser plantadas tanto em vasos quanto diretamente no solo. Segundo a medicina popular, o chá da verbena auxilia no controle de enfermidades como problemas respiratórios, febre, resfriado e enxaquecas. Também possui ação digestiva, relaxante, analgésica e anti-inflamatória, sendo muito utilizada na homeopatia. Seu cultivo é fácil e não necessita de muito espaço. Seu crescimento é rente ao chão e ela brota durante o ano todo. Porém, para mantê-la sempre florida e vistosa, deve ser renovada a cada dois anos.

• Amor Perfeito: Uma das mais belas flores que resistem e gostam do frio. Suas cores são variadas: amarelo, azul, roxo, branco, rosa, marrom e negra. Sua folhagem é verde-escura, macia e delicada. É uma flor de pequeno porte, e atualmente também podem ser encontradas na versão miniatura e crespa. Originária da Europa, o momento ideal para o seu plantio é durante o outono, sendo que sua floração se inicia no período do inverno e permanece durante toda a primavera. O ideal é que seja plantada a pleno sol em solos ricos com matéria orgânica, e devem ser regadas com frequência. Sua versatilidade permite que seja plantada tanto em vasos quanto em canteiros e jardineiras. Apesar de ser uma planta perene, requer replantio anual para que sua beleza seja preservada. Sua propagação é feita através das sementes, que devem ser cobertas por uma fina camada de terra peneirada. Seu período de germinação varia entre 1 e 4 semanas.

• Narciso: A flor de narciso é uma das mais populares do mundo, e a mais popular da Alemanha, sendo nativos da região mediterrânea. Essa planta possui um caule subterrâneo chamado bulbo, cuja função é armazenar nutrientes. Assim sendo, é uma espécie forte, vigorosa e rústica que atinge aproximadamente 70 cm de altura. Suas folhas são lineares e saem diretamente dos bulbos. Já suas flores assemelham-se bastante com a das orquídeas, e seu período de floração ocorre durante a primavera. Possui as cores branca e amarela e exala um delicioso perfume. Durante o outono, os bulbos entram na fase de dormência, e podem permanecer no próprio solo em temperaturas que variem de 5 a 10°C para que possam sobreviver. Nesse período, deve-se ter atenção redobrada com o ataque de lagartas e outras pragas. Seu plantio não requer muitos cuidados e que gosta de temperaturas amenas. Mas atenção, o Narciso não deve ser plantado em regiões extremamente frias. O período ideal para o seu plantio é durante o outono, e pode ser plantado tanto em vasos e floreiras quanto diretamente no solo. Apesar de ser necessário manter o solo sempre úmido, é preciso ter muito cuidado para evitar o encharcamento que pode sufocar suas raízes e comprometer os bulbos. O indicado é que sua irrigação seja feita uma vez por semana, ou sempre que perceber a terra seca.

Além dessas espécies, existem diversas outras que não só resistem muito bem ao frio, como podem ter sua fase de floração justamente no inverno. Assim sendo, é possível manter seu jardim verde e florido até mesmo durante a estação mais fria do ano.