Lavanda: como cultivar e seus usos

Postado em ago 27, 2021

LAVANDA: COMO CULTIVAR E SEUS USOS

A lavanda é uma planta rústica que cresce como arbustos redondos e podem durar até 12 anos, produzindo flores e aroma constantemente. Ter um vaso de lavanda em casa é uma delícia, além de serem lindas ainda vão deixar sua casa aromatizada. Seus ramos podem ser colhidos, amarrados e colocados para secar, espalhando um aroma delicioso pelo ambiente. Na hora de secar as plantas, é importante que os ramos sejam cortados em dias secos, e deixados de cabeça para baixo em local escuro. Depois de secos, podem ser guardados em potes para serem usados quando precisar. Os raminhos secos também podem ser usados para fazer sachês e aromatizar armários e gavetas.

Não gostam de muito calor por longos períodos, e não suportam climas muito úmidos. É bastante tolerante às variações de temperatura, e prefere solos mais leves, tendendo para o arenoso. O ideal para seu cultivo, são os solos calcários, que pode ser feito através da adição de cal e nutrientes para favorecer o enraizamento. Durante o seu processo de enraizamento, é importante que se mantenha a umidade do solo, mas uma vez que a planta esteja firme, o excesso de água é fatal. Ela precisará ser irrigada esporadicamente.

Elas podem ser plantadas através de sua semente, que deve ser semeada superficialmente e coberta com terra solta peneirada. A germinação deverá ocorrer de 2 a 6 semanas após o plantio, variando de acordo com a disponibilidade de nutrientes no solo e com o clima. Porém o cultivo feito a partir das sementes é considerado um tanto quanto complicado. Uma alternativa é o plantio por estacas, que são ramos de 10 cm sem folhas, cuja parte inferior deve ser enterrada. No campo é recomendado um espaçamento de 60 a 90 cm entre cada planta, já os vasos devem ter no mínimo 30 cm de profundidade e de diâmetro. Por último, a alternativa mais prática é comprar uma muda já desenvolvida, e apenas transplantar para o local desejado. Nesse caso é importante observar que a muda deverá ter pelo menos 3 meses, e a produção florífera estará pronta para colheita dentro de 8 a 9 meses. A floração da lavanda será mais abundante a partir do segundo ano.

Algumas dicas importantes para o cuidado com a sua lavanda:

  • mantenha ela sozinha no vaso, para reduzir a concorrência pelos nutrientes
  • corte os ramos secos e velhos que se formam por baixo
  • corte as flores antes de abrirem, dessa forma a planta solta mais ramos verdes e a folhada será maior da próxima vez
  • colha as flores da sua lavanda, a colheita é recomendada a partir da segunda floração
  • necessita de pelo menos 4 horas de sol por dia
  • para proteger do calor excessivo, cubra a superfície da terra com pedras, bolas de argila ou cascalho que ajudarão a mantê-la úmida e fresca
  • cuidado com a exposição solar direto em horários em que o sol está muito quente, pois isso pode queimar sua lavanda

As lavandas podem facilmente durar mais de uma década, e ao notar que seu vaso ficou pequeno, não hesite em trocá-lo por um maior. Esse processo é fácil, basta umedecer sua terra, soltar suas raízes das beiradas e acomodar em outro vaso maior, já preparado.

Atenção para a poda da lavanda, que é fundamental para que ela cresça mais forte. Geralmente a época da floração ocorre entre a primavera e o verão e após esse período é quando a poda deverá ser feita. É importante retirar todos os ramos mais secos e deteriorados para que as flores seguintes cresçam mais saudáveis.

USOS DA LAVANDA

Além de ser utilizada para aromatizar os ambientes, a lavanda pode ser utilizada como repelente contra escorpiões e outros insetos. Ao ser plantada em seu quintal, irá funcionar como uma espécie de barreira natural contra a passagem desses animais e de outros insetos que poderiam servir de alimentos para eles. Maços de ramos secos podem ser pendurados pela casa, em janelas e sachês dentro de armários e gavetas, para repelir traças, pulgas, moscas e mosquitos.

A lavanda tem seu uso na culinária, apesar de muitos considerarem que seu aroma não combina com alimentos. O segredo está em usá-la com moderação, já que seu excesso pode deixar a comida com cheiro de perfume e gosto amargo. Em geral, as flores secas são vendidas como especiaria, mas as flores frescas também podem ser usadas. Ela combina muito bem aromatizando biscoitos, bolos, pães, geleias e até mesmo o açúcar (basta colocar alguns botões secos no açucareiro). Funciona com sobremesas cremosas, como sorvetes, pudins e até mesmo o brigadeiro. Nos pratos salgados pode ser usada em saladas, no arroz e em marinadas para carnes. O vinagre com infusão de lavanda é muito saboroso. Por fim, a lavanda pode ser utilizada para aromatizar e colorir bebidas como limonadas, sucos e chás. Atenção, a lavanda para fins culinários deve ser comprada em lojas especializadas, pois a flor plantada para ornamentação pode conter pesticidas em excesso.